sábado, 14 de novembro de 2009

A morte inventada foi apresentado em Goiânia

Goiânia Ouro promove sessão gratuita de filme e debate
Goiânia em Rede Documentário A Morte Inventada, de Alan Minas: alienação parental é tema central
O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizará na próxima terça-feira (22), às 20h, a exibição do documentário A Morte Inventada, de Alan Minas, e posterior debate sobre alienação parental, tema central do filme. A entrada para o evento é gratuita.
Participam do debate a juíza da 3ª Vara de Família do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Sirley Martins da Costa, o promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e Direito à Educação (CAOIJDE) do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Everaldo Sebastião de Souza, a psicóloga forense e professora universitária, Eliane Pelles, a advogada de família e diretora de estudos constitucionais do Instituto Brasileiro de Direito de Família de Goiás (IBDFAM), Terezinha Fleury, e a produtora do filme, Daniela Vitorino.
A Morte Inventada
O filme revela o drama de pais e filhos que tiveram seus elos rompidos por uma separação conjugal mal conduzida, vítimas da alienação parental. Os pais testemunham seus sentimentos diante da distância, de anos de afastamento de seus filhos. Os filhos que na infância sofreram com esse tipo de abuso, revelam de forma contundente como a alienação parental interferiu em suas formações, em seus relacionamentos sociais e, sobretudo, na relação com o genitor alienado. O filme também apresenta profissionais de direito, psicologia e serviço social que discorrem sobre as causas, condições e soluções da questão.
Alienação Parental
Trata-se de um distúrbio no âmbito das disputas pela custódia de um filho na hora da separação de um casal. A Alienação Parental é descrita como uma situação na qual um genitor procura deliberadamente alienar, afastar o seu filho do outro genitor, deturpando a sua mente, tendo normalmente êxito em seus intentos.
Sua manifestação consiste na campanha de difamação, de forma deturpada, como uma lavagem cerebral. Fato esse, que leva a criança a colaborar de maneira simbiótica a essa implantação de falsa memória, promovendo até mesmo o rompimento completo do vínculo. Milhares de pessoas são vítimas desse tipo de violência e ignoram fazer parte dessa estatística, desconhecendo por completo esta perturbação, que pode levar a sérias conseqüências.
Equipe
Realização: Caraminhola Produções
Roteiro e Direção: Alan Minas
Produção: Daniela Vitorino
Fotografia e Câmera: Fábio Regaleira
Montagem: Marise Farias
Trilha sonora: Clower Crutis
Técnico de som direto: Eduardo Silva
Edição e mixagem do som: Benhur Machado
Assistente de produção: Isabella Copelli
Produção do site e material gráfico: Lívia Valpassos, Lua Leça e Thiago Silveira
Serviço
Assunto: Exibição do filme A Morte Inventada e debate sobre o tema alienação parental
Data: 22/09 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com a Rua 9, Centro)
Fonte: O Popular
voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário